Notícia publicada em 12/10/2019 | 16:29

Dia das Crianças movimenta Parque de Dois Irmãos

 

 

Mais de 12 mil pessoas passaram pelo equipamento público que abrigou uma série de atividades lúdicas e educativas. Para o domingo (13), a expectativa é receber 15 mil pessoas

 

O Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, foi o passeio escolhido pela garotada, por famílias e até excussões escolares para comemorar o Dia das Crianças, neste sábado (12). Eles visitaram os mais de 400 animais que fazem parte do plantel do zoológico e também participaram de uma série de atividades especiais promovidas para festejar a data, como pintura de rosto, apresentações teatrais, brincadeiras, contação de história e sarau poético. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo equipamento e a expectativa é receber outras 15 mil pessoas neste domingo (13).

 

À frente de uma excussão com mais de 90 pessoas, entre adultos e crianças, todos moradores do município de Passira, a professora Cristina Mercês conta que a visita foi o presente escolhido pelos próprios alunos da escola municipal João Paulo Izídio. “Nossas crianças vivem numa área rural e têm poucas oportunidades de sair. Eles disseram que queriam fazer um passeio e nós organizamos a vinda ao Parque de Dois Irmãos. A maioria nunca tinha visitado o zoológico e todos estavam muito ansiosos por ver os animais”, comentou.

 

A pequena Cecília Yasmim da Silva, de 6 anos, que estava na excussão acompanhada por sua mãe, disse que a garotada do colégio preferiu o passeio em vez de ganhar brinquedos. “As professoras perguntaram se a gente queria brinquedo ou passeio. A gente escolheu o passeio porque é muito melhor e a gente podia ver os bichos. O que eu mais gostei foi os ursos. Eles estavam tomando banho. São muito bonitos”, disparou Cecília, com toda a euforia de quem estava aproveitando ao máximo seu presente. Já Isabelly Vitória, amiga de Cecília, ficou impressionada com outro animal. “Eu gostei mais da cobra branca. Ela é grande e diferente”, disse a menina se referindo à serpente da espécie Píton Albina.   

 

Afora ver os animais, o público infantil aproveitou as atividades gratuitas oferecidas na área interna do parque. Entre as mais disputadas estiveram a pintura de rosto e braços, oficinas de brinquedos reciclados e esquete teatral. “Montamos uma programação especial para receber o público que tradicionalmente comemora o Dia das Crianças no Parque. É uma oportunidade para as famílias terem um contato mais direto com a natureza e usufruírem de atividades de educação ambiental”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que acompanhou o primeiro dia da ação festiva.

 

Novos animais – No fim de semana das crianças, alguns moradores novos do zoológico fizeram o maior sucesso com os visitantes. Entre eles, estão oito aves e um casal de guaxinins. Após período de quarentena, ganharam recintos na área de visitação três arara vermelha, duas gangarras, dois mutuns de penacho e uma jacutinga. Já os guaxinins, que estão na área dos pequenos mamíferos, foram resgatados pelo Cetas da Paraíba, mas não tinham condições de retornar à natureza, ficando agora sob os cuidados do parque.

 

Domingo – A diversão continua, neste domingo (13), com uma série de atividades especiais para o público que for ao Parque de Dois Irmãos. Novamente, serão ofertadas pinturas de figuras de animais como leão, borboleta ou tubarão; contação de história; esquete teatral, sarau poético e musical, além de diversas oficinas (brinquedos e instrumentos com material reciclado, cultivo de plantas, cordel e percussão corporal). As atrações acontecem em três polos instalados dentro da área do zoológico. São eles: Parque de brinquedos, Alameda dos Primatas e Cidade das Crianças.

 

Para participar das atividades alusivas ao Dia da Criança, os visitantes precisam apenas pagar o ingresso de entrada do Parque Estadual de Dois Irmãos, que custa R$ 2,00. Já a exposição Mundo dos Répteis, atração em parceria com o Serpentário Mata Sul, localizado no município de Rio Formoso, tem o custo adicional de R$ 3,00 e acontece no Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho, no horário de 9h às 16h.

 

 

FIM DE SEMANA DAS CRIANÇAS NO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS

 

13 de outubro - domingo, 9h às 16h

 

PROGRAMAÇÃO

 

Polo 1 – Parque dos Brinquedos

 

9h às 10h - Pintura de pele com a tema fauna

10h às 11h - Oficina de brinquedos com material reciclado

11h às 12h - Contação de história “O sumiço do maçarico-esquimó”

13h às 14h - Brincadeira de caça ao tesouro

14h às 15h - Oficina de cultivo de plantas

15h às 16h - Espetáculo teatral “Entre latidos e miados”

 

 

Polo 2 - Alameda dos Primatas

 

9h às 10h - Brincadeira de bola de sabão - Super bolhão

10h às 11h - Oficina de embolada com os temas aves e mamíferos

11h às 12h - Sarau poético e musical

13h às 14h - Brincadeiras de circo: pés de lata, malabares e cambalhotas

14h às 15h - Oficina de rap “Repensando a natureza”

15h às 16h - Sarau poético e musical

 

 

Polo 3 - Cidade das Crianças

 

9h às 10h - Espetáculo musical “Bicho homem”

10h às 11h - Oficina de cordel temática (peixes, anfíbios e répteis)

11h às 12h - Sarau poético e musical

13h às 14h - Espetáculo musical “Bicho homem”

14h às 15h - Oficina de percussão corporal - corpo e natureza

15h às 16h - Sarau poético e musical